O que e Dieta Peleolítica ?


A Dieta Paleolítica, também conhecida como Dieta Paleo, tornou-se popular na década de 1970 através do trabalho do gastroenterologista Walter L. Voegtlin, autor do livro “The Stone Age Diet: Based on in-depth Studies of Human Ecology and the Diet of Man” (Dieta Paleolítica: Baseado Em Estudos Aprofundados da Ecologia Humana e Dieta do Homem) que foi publicado em 1975.


O Que é Dieta Paleolítica e Para Que Serve?

Basicamente, a Dieta Paleolítica consiste no consumo dos mesmos alimentos do homem na era Paleolítica (idade da pedra). Nesse momento da evolução, a alimentação baseava-se em carne, peixe, frutos e vegetais, sem a existência de cereais, legumes e leguminosas, laticínios, sal e açúcar branco.
Mas, qual seria o embasamento para esse tipo de alimentação?
Os pontos da dieta paleolítica estão firmados nos princípios da medicina darwiniana, que parte da premissa que os seres humanos estão geneticamente adaptados para se alimentar como os ancestrais dessa época. Tanto é, que a Dieta Paleolítica, é uma das dietas mais saudáveis recomendadas pelos especialistas, pois baseia-se exclusivamente em alimentos não-industrializados.
Dessa forma nosso organismo é formado para se manter e desenvolver apenas com os alimentos que eram consumidos na idade da pedra. Os estudos que foram feitos sobre esse cardápio mais “raiz”, baseiam-se na compleição física do homem nessa época e no declínio da saúde humana com o advento da agricultura.
Enquanto apenas caçava e coletava, o homem era muito mais robusto, forte e com saúde mais regular. As evidências arqueológicas mostram que quando o homem passou a cultivar e consumir alimentos artificiais a saúde humana começou a declinar e, desde então, só tem piorado com o passar dos anos. Com isso, surgiram várias doenças que na “época da pedra” nao existiam .

Dieta Paleolítica – Como Funciona e Como Fazer

A inserção de produtos “raiz” como carne vermelha, frutos, vegetais e gorduras (as certas), menor consumo de alimentos industrializados e também legumes e leguminosas é a base da alimentação com a dieta paleolítica .
Quem adota essa dieta deve abrir mão do consumo de todo tipo de comida industrializada(que não existia nessa época) e partir para um cardápio o mais “root” (raiz) possível. No início pode ser uma tarefa difícil, mas nós seres humanos temos uma grande capacidade de nos adaptar rapidamente ás mudanças e fazer este tipo de dieta pode ser muito beneficio a médio e longo prazos, pois você deixará todos estes produtos industrializados e que possuem muitos ingredientes artificiais de lado.
No caso da Dieta paleolítica , não pode nada de massas e nem carboidratos de fácil absorção. Quem gosta de queijos pode comer os queijos curados, leite fermentado e manteiga (não margarina). As carnes são completamente liberadas, bem como o consumo de vegetais e frutas.

Com essas opções o organismo se desintoxica e começa a promover a queima natural de gordura.
Um ponto interessante a se observar, é que não existem relatos de homens das cavernas que eram gordos, fazendo com que a Dieta Paleo ganhe ainda mais força.
Outro ponto importante da dieta paleolítica é que é indicado aliar os exercícios físicos com ela, pois naquela época, na maior parte do tempo, os homens estavam se movimentando constantemente, pois precisavam caçar, pescar e ficar alerta e correr de animais selvagens.
Assim, seja qual for a dieta que fizer, é muito importante se exercitar para ter resultados melhores e mais duradouros, pois como todos sabemos, não existe milagre quando falamos de emagrecimento de forma saudável.

Dieta Paleolítica – Como Fazer

Muitas pessoas que fazem a dieta paleo também seguem o protocolo do jejum intermitente, uma prática que também já tem comprovação positiva no que diz respeito à perda de peso com saúde.
A união desses dois elementos está no fato de que não existia a divisão de horários para se alimentar como temos hoje, assim o homem das cavernas se alimentava apenas quando sentia fome, ficando muitas horas sem consumir nenhum tipo de comida. Este tipo de hábito facilita ainda mais na manutenção e perda de peso.
Na parte líquida da dieta paleo, a única bebida aconselhada é a água, pois apenas com ela nosso organismo já fica hidratado da forma que precisa ser. Na verdade, todas as bebidas além da água foram “inventadas” pelo homem, sendo que a maioria delas é prejudicial a saúde, como as mais comuns que são o refrigerante, cerveja e sucos industrializados.
Claro que não precisa haver tanto radicalismo, desde que não haja consumo de açúcar branco e nenhum tipo de carboidrato de absorção rápida, é possível criar uma alimentação rica com os alimentos permitidos.

Comentários